sábado, 14 de abril de 2012

Mantra - OM MANI PADME HUM



OM MANI PADME HUM


Salve a Jóia no Lótus.
Nosso potencial é cultivado através da confiança que o sofrimento dos outros pode ser erradicada. Isso produz auto inabalável - a crença e beleza interior.



Om mani padme hum -; o mantra de seis sílabas do Bodisatva da compaixão: Avalokiteshvara.
De origem indiana, de lá foi para o Tibete.

.
As seis sílabas perfeito dos Seis Paramitas dos bodhisattvas.
Gen Rinpoche, em seu comentário sobre o significado:

"O mantra Om Mani Padme Hum é fácil de dizer mas muito poderoso, porque contém a essência de todo o ensinamento. Quando você diz a primeira sílaba

"Om" é abençoada para ajudar você a atingir a perfeição no prática da generosidade,
"Ma" ajuda a aperfeiçoar a prática da ética pura,
e

"Ni" ajuda a alcançar perfeição na prática da tolerância e
paciência.

"Pad", a quarta sílaba, ajuda a alcançar perfeição da perseverança,
"Me" ajuda a alcançar perfeição na prática da concentração, ea sexta final sílaba
"Hum" ajuda a alcançar perfeição na prática da sabedoria.

Portanto, neste caminho recitação do mantra ajuda a alcançar perfeição nas seis práticas de generosidade à sabedoria. O caminho destes seis perfeições é o caminho andou por todos os Budas dos três tempos. O que poderia ser mais significativo do que dizer o mantra e alcançar as seis perfeições? "



As seis sílabas são as sílabas sementes dos seis reinos da roda da vida.  
1 - Om é branco e representa o reino dos deuses; 
2 - Ma é verde e representa o semideus ou reino Asura; 
3 - Ni é amarela e representa o reino humano;
4 - Pad é azul e representa os reinos animais; 
5 - ME é vermelho e está para fantasmas famintos reino; 
6 - Hum é preto e representa o reino do inferno.  

Avalokiteshvara realmente ajuda a trazer todos os seres dos seis reinos em iluminação.  


As seis sílabas purificam os seis reinos da existência em sofrimento.


1 - Om fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses. O sofrimento do reino dos deuses surge da previsão da própria queda do reino dos deuses (isto é, de morrerem e renascerem em reinos inferiores). Este sofrimento vem do orgulho.

2 - Ma fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses guerreiros (sânsc. asuras). O sofrimento dos asuras é a briga constante. Este sofrimento vem da inveja.

3 - Ni fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino humano. O sofrimento dos humanos é o nascimento, a doença, a velhice e a morte. Este sofrimento vem do desejo.

4 - Pad fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino animal. O sofrimento dos animais é o da estupidez, da rapina de um sobre o outro, de ser morto pelos homens para obterem carne, peles, etc; e de ser morto pelas feras por dever. Este sofrimento vem da ignorância.

5 - Me fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos fantasmas famintos (sânsc. pretas). O sofrimento dos fantasmas famintos é o da fome e o da sede. Este sofrimento vem da ganância
.
6 - Hum fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino do inferno. O sofrimento dos infernos é o calor e o frio. Este sofrimento vem da raiva ou do ódio. (fonte Wikipédia)



O mantra é associado a Shadakshari, uma das formas de Avalokiteshvara
Shadakshari

Shadakshari Lokeshvara é uma das divindades mais populares do Mahavidya. O Kambun Mani diz que Amitabha causado um raio de luz branca para emitir a partir de seu olho direito, que levou o Lokeshvara Shadakshari à existência. 

Um ritual de Shadakshari Lokeshvara é dada em Sadhana seis dos Sadhanamala.

Shadakshari Lokeshvara é maioritariamente representada como sentada em posição de diamante em um disco de lua sobre uma flor de lótus no seu paraíso. 

A tez do Bodhisattva é branco. Shadakshari Lokeshvara tem um sorriso no rosto, como ele é cheio de compaixão por todos os seres. 

Seus dois olhos olham para baixo com tranqüilidade, como ele sente compaixão igual para todos. 

Shadakshari Lokeshvara tem quatro braços. Suas mãos principais são realizadas em frente do coração, mantendo a magia desejo - jóia concessão, que representa o espírito da iluminação, que consiste em amor e sabedoria. Sua mão direita segura um rosário, um sinal de que ele desenha diante seres de existência fenomenal. 

Sua mão esquerda segura uma flor de lótus, um sinal de que ele serve os seres vivos, mas é livre de apego. Uma pele de antílope é sobre o ombro esquerdo, com a cabeça do antílope em seu seio esquerdo, que simboliza a sua compaixão. 

Shadakshari Lokeshvara extremamente ricamente vestida, o que indica que, enquanto puro ele não abandonou as coisas agradáveis.
 


21 comentários:

  1. alguèm sabe dizer de qual sutra vem este mantra? se este mantra é um mantra que veio de algum sutra do buda sakyamuni ou foi provido de outras pessoas?

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá

      boa pergunta a sua
      fui atrás para saber e descobri que



      Segundo Studholme, Alexander (2002 - The Origins of Om Manipadme Hum: A Study of the Karandavyuha Sutra. State University of New York Press. p. 256. ISBN 0-7914-5390-1) , a primeira descrição conhecida desse mantra aparece no Sutra Karandavyuha, que faz parte de certos cânones Mahayana, tais como o tibetano .

      Alexander Studholme, em The Origins of Om Manipadme Hum: A Study of the Karandavyuha Sutra, State University of New York Press, Albany, 2002, p. 1 7, tbm encontramos referência deste sutra,como sendo a origem e fonte desse mantra.

      http://en.wikipedia.org/wiki/Karandavyuha_Sutra

      Excluir
    2. obrigado pela resposta! fico grato, sabe sou praticante do budismo Nitiren e pratico o mantra nam myoho rengue kyo porém este mantra om mani padme hum sempre me chamou atençao e quis saber se era de origem do próprio sakyamuni, ao meu ver todas as qualidades do buda que estao contidos no om manipadme hum também estao contidos no daimoku do sutra de lótus, interessante só um item a chamar atenção com relação a transformação do karma devido ao daimoku do nam - myoho - rengue -kyo efetivamente ser voltado para o despertar do estado de buda interior e transformação do karma, este mantra indiano om mani seria também para transformar o karma? pelo que vejo a pouco em relação a isto documentado e mais uma devoção ao buda da compaixão no despertar das qualidades do buda do externo para o interno ao contrário do daimoku do sutra de lótus voltado totalmente para o interior, com todo respeito e admiração apenas como estudos e conhecimento deixo minha opnião de forma alguma querendo criticar o mantra e sim aprender cada vez mais pelo metodo da investigação
      obrigado pela pronta resposta, espetacular !
      grande abraçao André Seibel

      Excluir
    3. oi André
      é muito interssante tudo o que vc. colocou
      eu tbm me interesso sempre em buscar mais informação sobre o assunto - nunca sabemos tudo

      se vc. se interessar eu li e gostei muito
      lá em cima tem uma aba de nome - Mantras Plavras de Poder - John Blofeld -
      e tem o link para baixar o livro
      espero que aprecie

      um Abraço e peço que continue nos ajudando por aqui
      Rita

      Excluir
  2. Olá Rita! parabéns pela postagem inteligente!sou seguidor do Budha Shakya Muni e Recito o mantra do Sutra de Lótus! Entendemos que apatir do Sidharta Gautama ¨Shakya Muni¨como é entendido o verdadeiro Budha; lógico que existirm seus discípulos seus seguidores, tais como: Tendai, shingon, etc. Shari Hotsu, Tathagata, Nichiren Dai Shonin, etc. Cada seguidor, tem suas crenças e entende se que depois do Shakya Muni tras consigo qualquer um desses discipulos na linhagem do verdadeiro Budha. A Palavra ¨nam myoho rengue kyo¨Realmente é o mantra do Sutra da Flor de Lótus e é real, verdadeira, e transmite e emana bei tua divulgação sobre o mantra! ja conhecia e agora faz parte nas minhas reverencias também. obrigado. sensei Clóvis

    ResponderExcluir
  3. erratas......Olá Rita! parabéns pela postagem inteligente!sou seguidor do Budha Shakya Muni e Recito o mantra do Sutra de Lótus! Entendemos que apatir do Sidharta Gautama ¨Shakya Muni¨como é entendido o verdadeiro Budha; lógico que existiram seus discípulos, seus seguidores, tais como: Tendai, shingon, Shari Hotsu, Tathagata, Nichiren Dai Shonin, etc. Cada seguidor, tem suas crenças e entende se que depois do Shakya Muni,

    ResponderExcluir
  4. tras consigo qualquer um desses discipulos na linhagem do verdadeiro Budha. A Palavra ¨nam myoho rengue kyo¨Realmente é o mantra do Sutra da Flor de Lótus e é real, verdadeira, e transmite e emana boas energias ao recitar esse mantra; porém Rita! só falta um complemento para estar completo. seria como fechar um porta e falta passar a chave. O certo pela pesquisa evolutiva nas questões Búdicas :NAMU MYOHO RENGUE KYO¨ ja conhecia o mantra ¨Om mani padme hum¨ agora faz parte nas minhas reverencias também. obrigado Ilustre Rita. sensei Clóvis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vindo Clovis

      Agradeço as suas palavras tão gentis
      é uma alegria poder de alguma forma acrescentar alguma conhecimento

      Abraços Rita

      Excluir
  5. Uma dúvida que não consigo suprir é quanto a separação silábica correta para uma escrita desse mantra na horizontal. Alguém poderia me auxiliar? Gratidão!!

    ResponderExcluir
  6. Thiago, o Mantra OM MANI PADME HUM, soletra-se da seguinte forma: OM MANI PEME HUM. A separação silábica é a seguinte:

    OM
    MA
    NI
    PAD
    ME
    HUM

    ResponderExcluir
  7. Estou maravilhosamente sintonizado com o mantra diariamente e gostei da explicação dos significados das seis sílabas .

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de agradecer a oportunidade de tantos esclarecimento para os que conhecem pouco a respeito da cultura Hindu que também compartilha um pouco com o Tibet me deixa muito emocionado por cer tão evoluídos espiritualmente e temos tanto a aprender.

    ResponderExcluir